Gripe Suína
Um assunto abordado nesta semana é a incidência no México da Gripe Suína. Vejam bem anos atrás apareceu a Gripe Aviária, recentemente, casos de febre amarela, espero que essa tal de gripe suína fiquem bem distante.
Claro que é preciso acompanhar com atenção e manter os olhos bem abertos para esse mal que promete girar o mundo. Até porque, soube que uma pessoa que esteve no México desembarcou na Serra, em Bento Gonçalves, no final de semana.
Este é um fato recente, mas vamos à algumas considerações:
A gripe suína ou gripe porcina é uma doença causada por uma variante do vírus H1N1. O vírus pode ser transmitido através de contato com animais e objetos contaminados. Uma nova variante do vírus pode ser transmitida entre humanos e é considerada epidêmica no México.
A contaminação se dá da mesma forma que a gripe comum, por via aérea, contato direto com o infectado, ou indireto (através das mãos) com objetos contaminados. Assim como a gripe humana comum, a suína apresenta os sintomas: febre, cansaço, fadiga, dores pelo corpo, tosse e ainda sintomas característicos como diarreia ou vomitos.