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Reggio Emília

A arte como ferramenta para construção do processo de conhecimento.

Após a segunda guerra mundial, um grupo de mulheres da cidade italiana de Reggio Emilia buscava um modelo diferente de escola, integrada à comunidade e com formação pautada na ética e no desenvolvimento de competências. A abordagem educacional foi criada de maneira democrática e tão bem sucedida que acabou sendo municipalizada em 1963 e logo se espalhou por todas as escolas do município. O reconhecimento internacional surgiu em 1991, quando a revista norte-americana Newsweek publicou uma matéria apontando o sistema educacional infantil de Reggio Emilia como o mais admirável do mundo.

Até os dias de hoje, o desenvolvimento pedagógico é feito de maneira democrática, na qual desde os coordenadores até cozinheiros são considerados peças fundamentais para o processo.
Bruna Elena Giacopini, pedagoga das escolas de Reggio Emilia explica um pouco sobre os conceitos que norteiam esse inovador projeto pedagógico. Formada em pedagogia pela Universidade de Bologna, a profissional integra uma grande equipe. "Este sistema tem uma abordagem baseada no empenho, na pesquisa e na experimentação, onde existe extrema valorização dos alunos como indivíduos e do confronto de ideias para a formulação democrática do conhecimento."
                                                                                          Fonte: Trama Comunicação


Irei postar, aos poucos, sobre este sistema educacional. 


Na minha opinião, uma educação libertadora!!!

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