Powered by Blogger.

NO CANADÁ

Educação no Canadá

Verbas dedicadas à educação CAD$ 76,89 bilhões

Idiomas mais utilizados inglês e francês

Alfabetização (2010)

. Homens 99%

. Mulheres 99%

A Educação no Canadá é altamente descentralizada. O Canadá não possui um órgão governamental central encarregado de monitorar e/ou ditar regras e padrões quanto à educação no país. Ao invés disso, a educação é responsabilidade das províncias e territórios do Canadá. Cada subdivisão possui um Departamento de Educação, que dita regras e padrões válidos para o sistema educacional na subdivisão. Portanto, regras tais como a idade compulsória no qual crianças e adolescentes são obrigados a frequentar a escola varia de subdivisão para subdivisão.


A escolaridade é obrigatória em todas as províncias/territórios. A idade em que há essa obrigatoriedade varia no país, geralmente iniciando-se aos 5-7 anos, e sendo obrigatória até os 16-18 anos (ou até à conclusão do segundo grau), o que contribui para uma taxa de alfabetização de mais de 99%. Na maioria das subdivisões, o inglês é o idioma mais usado. No Quebec, o idioma mais utilizado é o francês. Porém, cada escola, dependendo da comunidade em volta, pode instituir outros idiomas a ser utilizado como principal na escola. Por exemplo, o francês é muito utilizado em escolas localizadas em pequenas comunidades francófonas no oeste canadense (onde a grande maioria da população é anglófona). Porém, o francês é o único idioma que pode ser utilizado como idioma primário nas escolas do Quebec, exceto em algumas comunidades anglófonas em Montreal.


Como nos Estados Unidos da América, as escolas no Canadá em geral são administrados por distritos escolares, cuja jurisdição é coexistente no geral com os limites de uma cidade ou uma outra entidade administrativa. Distritos escolares possuem o poder de cobrar impostos dos habitantes vivendo dentro de sua jurisdição. Verbas adicionais podem ser fornecidas pela província. Universidades e faculdades públicas no geral são administradas pela província/território no qual localizam-se.

Fonte: wikipedia

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP