Powered by Blogger.

E os indicados para o Oscar são...


Te liga nos números bizarros e curiosidades dos indicados ao Oscar de Melhor Filme. A 82ª edição da premiação ocorre no dia 7 de março.

Cada frame das cenas de Avatar filmadas com uma nova tecnologia levou 47 horas para ser concluído. Um frame é 1/24 de segundo. Essas imagens correspondem a 60% do filme, que tem 162 minutos.
Tanto trabalho só podia resultar em 10 anos entre a estreia e a primeira data idealizada pelo diretor James Cameron, 1999.
Aliás, você sabia que James Cameron é ex-marido de Kathryn Bigelow, diretora de Guerra ao Terror?

Foi ele que a encorajou a tocar o projeto adiante.
Em uma cena do filme, um personagem cita o YouTube. Detalhe que o site foi criado em 2005, e a história se passa em 2004, no Iraque. Outro tropeço (esse sim, que pode comprometer o entendimento do filme) é a tradução do título. O nome original é The Hurt Locker, expressão geralmente usada para definir diferentes situações das quais se espera que os envolvidos saiam feridos – tudo a ver com um cara que desativa bombas, né?

Falando em escorregar no título, você percebeu que Bastardos Inglórios, no título original, Basterds está escrito com E em vez de A? Quando foi questionado sobre a troca, o diretor Quentin Tarantino disse: “Eu nunca vou explicar isso! Perderia a graça e invalidaria o impacto que a coisa toda teve no princípio". Vai entender...
Mais uma dúvida que surge sobre o filme é se o grupo exterminador de nazistas realmente existiu durante a Segunda Guerra. A verdade é que não.

Também surge a pergunta sobre o que é real na história de Preciosa. A resposta também é negativa. O filme baseia-se num livro inspirado em diversas histórias reais, não apenas uma. A atriz que faz a protagonista falou que reconhece a história na vida de muitas meninas do seu bairro, inclusive a sua. Gabourey Sidibe, que pesa 160kg, não era atriz quando foi escolhida entre mais de 400 garotas para fazer o papel da menina obesa de 16 anos que tem dois filhos – frutos do abuso do pai – e é agredida física e verbalmente pela mãe.

Dezesseis anos também é a idade da personagem interpretada por Carey Mulligan em Educação. Houve preocupação em escolher uma atriz de 22 anos (na época das filmagens) para o papel, mas a jovem “engana” o público direitinho. O filme conta a história de uma brilhante estudante que vive na década de 1960 e é educada com rigidez pelos pais. Jenny está prestes a entrar na universidade até que se apaixona por um cara com quase o dobro da sua idade.

Falando em estudante, há uma cena de Um homem sério – filme sobre um professor universitário que enfrenta uma série de problemas em sua vida - com um ônibus escolar. Os nomes do pessoal do bus são os nomes de crianças com as quais os irmãos Coen, diretores da película, cresceram.

Outra obra que mistura elementos de ficcão e vida real é o Amor sem Escalas. Tirando os atores conhecidos, todos os outros personagens demitidos no filme são pessoas que de fato haviam sido recentemente dispensadas de seus trabalhos. A produção os convocou por meio de anúncios e pediu que tratassem a câmera como se fosse a pessoa que havia lhes demitido.

Um Sonho Possível é mais um indicado que conta com personagens reais. Seis técnicos de futebol interpretam eles mesmos. No filme, Michael Oher é um adolescente negro que não tem onde morar e recebe a ajuda da personagem interpretada por Sandra Bullock. Talentoso no futebol americano (Blind Side, título original da obra, é referência à posição em que o guri joga), o menino é incentivado a buscar seus sonhos.

Seis também é o número de finais diferentes filmados para outro indicado a Melhor Filme, Distrito 9, obra que conta a história de ETs foragidos que vivem isolados em um povoado na periferia de Johanesburgo, na África. Eles não conseguem sair pois sua nave está parada no ar, com defeito.

Se fossem tão criativos quanto o velhinho Carl de Up – Altas Aventuras, poderiam ter tirado sua nave dali. Na animação da Pixar, o rabugento viúvo amarra balões de gás hélio na sua casa, para evitar sua demolição, mas não contava com o escoteiro Russel que estava escondido e parte com ele para uma emocionante viagem. Se a casa pesasse cerca de 54 toneladas, seriam necessários 12.658.392 balões para levantá-la. No filme, aparecem 20.622 balões. Assim é muita ficção...

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP