Superstições e manias? Bate na madeira.
Desvirar o chinelo, bater na madeira, não passar por baixo da escada, evitar quebrar espelhos, fugir do caminho de gatos pretos. Essas são algumas das superstições mais comuns entre a galera e, admita, tem muita dessas que você faz mesmo sabendo que não tem o menor sentido.
Bom, em se tratando de prevenir olho gordo ou azar, seguro morreu de velho né, então não custa a gente dar aquela forcinha e listar as principais superstições e manias. Nenhuma dela é cientificamente comprovada, claro, mas não custa tentar – vai que funfa?
1. Quando você tropeçar na rua: depois de tropeçar você tem que bater o pé três vezes no chão e falar “não dou, não dou, não dou”. Dizem as (boas) línguas que isso evita que passem a perna em você e roubem seu amor
2. Ao passar o sal no restaurante: Nunca, mas nunca mesmo, nem que sua vida dependa disso, pegue o sal diretamente da mão de outra pessoa quando quiser usá-lo. De acordo com as regras de etiquetas da antiurucubaca, você pede para a pessoa colocá-lo na mesa e aí sim pega para usar. O risco de não seguir a regra? A outra pessoa passaria os problemas dela pra você.
3. Bater na madeira: sempre que alguém fala alguma desgraça, vale a pena (a ainda gasta uma meia dúzia de calorias pra manter a forma, né)
4. Ao abrir um pacote de bolacha: nunca ofereça a primeira para alguém pois haveria o risco de perder seu amor para outrem. Ah... e não vale comer a última também, pra não ficar solteirona em casa
5. Quer fazer seu cabelo crescer? Passe a mão nele quando vir uma mulher grávida. Não é comprovado por nenhum cabeleireiro, mas não custa nada e não paga imposto
6. Ao acordar: levante da cama com o pé direito e garanta a fortuna nessas 24 horas
7. Talheres: se um garfinho cair no chão, desenhe uma cruz com ele ali mesmo antes de trazê-lo de volta à mesa. Proteção é tuuuuudo.
8. Jamais deixe sua bolsa no chão! A não ser que você seja muuuuito desapegado a dinheiro
9. Perdeu algum objeto? Não custa chamar São Longuinho e dar três pulinhos. Qualquer coisa reaparece
10. Tá de aniversário? Corte o bolo de baixo para cima e suba na vida!
E pra não esquecer: faça pedidos para estrelas cadentes, leve pé de coelho (a gente sugere uma pele falsa, né? Pobres bichinhos...), trevo de quatro folhas, pimenta e todos os amuletos que você conseguir carregar com você.
Manias
Um pouco diferente das superstições são as manias, aquelas ações totalmente irracionais e que, às vezes, levam a situações engraçadas. As manias são mais algumas esquisitisses em atitudes que as pessoas criam pra si mesmas, uma extravagância, excentricidade ou simplesmente o gosto exagerado por alguma coisa.
Quer um exemplo? Você já notou que, geralmente, na hora do banho, começa a se lavar sempre pela mesma parte do corpo? Tem gente que tem mania de limpeza (lembra da Mônica, em Friends?), tem quem precise fazer toda uma rotina idêntica ao acordar pra não esquecer nada, tem quem tranque a porta virando a chave três vezes, outros não pisam em linhas quando andam. Viu? Nem precisa chegar no nível do Roberto Carlos, que só se veste de azul ou do Sheldon, personagem de The Big Bang Theory, que só senta no mesmo lado do sofá e tem um prato por dia da semana e não pode tirar da ordem.
Outro famoso maniático é o jogador e muso David Beckham, que, reza a lenda, odeia objetos que formem números ímpares e é obcecado por simetria.
Mas essa mania de Beckham ainda é levezinha perto da da atriz Cameron Dias. Ela admite que não suporta “compartilhar germes e fluidos”. Para isso, esfrega maçanetas antes de abrir as portas ou as abre com os cotovelos.