Powered by Blogger.
Showing posts with label jornalismo. Show all posts
Showing posts with label jornalismo. Show all posts

22º SET da PUC já está valendo

Notícia do Coletiva.net:

"Estão abertas até 31 de agosto as inscrições para a Mostra Competitiva do 22º SET Universitário, evento promovido pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUC. Alunos de cursos superiores de Comunicação e de Cinema e Audiovisual podem participar com trabalhos realizados em atividades curriculares nos semestres de 2008/2 e 2009/1. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.pucrs.br/famecos.

O concurso premia os alunos autores dos melhores trabalhos desenvolvidos em atividades acadêmicas e os professores orientadores. As categorias da Mostra são (a) Jornalismo, com 24 subcategorias, (b) Publicidade e Propaganda, com 11 subcategorias, (c) Relações Públicas, com 12 subcategorias, e (d) Cinema e Audiovisual, com cinco subcategorias.

Todos os trabalhos devem ser acompanhados da ficha de inscrição disponível no site, completamente preenchida. Para as peças da categoria Publicidade, é necessário apresentar um briefing de no máximo 15 linhas, conforme detalhamento constante no regulamento. Os filmes da categoria Cinema e Audiovisual precisam de ficha técnica, conforme o modelo disponível no link de inscrições. Os trabalhos podem ser entregues pessoalmente na Famecos ou postados no correio até 31 de agosto.

Desde 1988, o câmpus central da universidade, em Porto Alegre, recebe estudantes provenientes de diversos municípios gaúchos, estados, países do Cone Sul e de Portugal que têm a oportunidade de trocar experiências com professores, pesquisadores e profissionais que atuam fora da academia. Todos buscam sintonia com as tendências da área, além de aprofundar as possibilidades de reflexão e de experimentação. A cada edição, ocorrem palestras, oficinas e a Mostra Competitiva. Em duas décadas, tornou-se uma referência para estudantes e profissionais de todo o país. Em 2009, o SET ocorrerá de 28 a 30 de setembro".

Read more...

Estamos chegando ao fim

Pois eh galera, estamos chegando ao fim de mais um semestre.


Comentando o lembrete do Nairo em seu post de hoje cedo. Tenho a dizer que consegui depois de muito esforço, finalizar o trabalho final desta disciplina, o olhem foi realmente trabalhoso, não que tenha ficado perfeito, mas pelo menos eu acho ter conseguido atingir o objetivo de fazer a produção da reportagem individual e brincar com ela no NVU.

E aprender a lidar com o que a tecnologia nos proporciona no desenvolvimento de trabalhos.

Importante dizer que por incrível que possa parecer, apesar das dificuldades encontradas, EU APRENDI! Hehe! (devemos ser sempre presistentes).

Então desde já o meu muito obrigado a todos vcs parceiros! E uma boa sorte a todos nós neste final de semestre.

Abçs e até a noite.

Read more...

Concurso Allianz Seguros de Jornalismo oferece prêmio de R$ 15 mil

Começou no início de junho e termina em 4 de setembro o prazo para inscrições no Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo. Na sua 3ª edição, o concurso tem como objetivo reconhecer o trabalho de profissionais de imprensa e de meios de comunicação que abordem o tema "seguros" ou "sustentabilidade - mudanças ambientais". As matérias devem ter sido veiculadas entre 30 de setembro de 2008 e 4 de setembro de 2009. Os primeiros colocados receberão R$ 15 mil.

O concurso pretende estimular o debate e auxiliar no esclarecimento da sociedade sobre a importância do mercado segurador brasileiro e seu funcionamento. Já a categoria especial, que trata sobre o tema sustentabilidade e mudanças ambientais, busca mostrar as transformações que estão acontecendo no planeta em função da emissão de gases de efeito estufa, os impactos econômicos, políticos e sociais, assim como promover as melhores práticas de combate. Neste sentido, os trabalhos podem abordar temas como desmatamento, queimadas, lixo, biomassa, fontes de energia, inundações, secas prolongadas, entre outros.

Quem quiser participar pode esclarecer suas dúvidas pelo site da Allianz Seguros. Lá estão o regulamento, ficha de inscrição e outras informações sobre o concurso. Dúvidas podem ser enviadas para o email imprensa@allianz.com.br.

Read more...

O azar é deles!

Tudo bem. Não precisa de diploma pra ser jornalista? Azar é de quem contratar um "profissional" assim. A empresa é que vai sofrer as conseqüências de ter um funcionário despreparado, sem "bagagem", sem saber como de fato se faz o jornalismo de qualidade. Eu é que não vou abrir mão de ter diploma, de ter registro e, de acima de tudo, ter qualificação.

Agora, se jornalista não precisa de diploma, por que não tiram a obrigatoriedade de estudar pra ser médico, pra ser juíz, pra ser qualquer outra coisa? Qual a diferença nas profissões? Não vejo nenhuma. Ahhh lembrei... Parece que pra ser político não precisa de diploma, né? Por isso que fazem coisas deste tipo. Um afff bem grande pra esse povo do STF.

Read more...

Não tá morto quem luta, quem peleia

Caros, caras, por meio deste post torno pública a promessa que fiz ontem na abertura de uma de minhas aulas assim que soube da, digamos assim, decisão do STF: se, ao longo destas quase três décadas de profissão, nunca quis ser e nunca fui outra coisa senão jornalista, basicamente por amar sobremaneira esta profissão, daqui para a frente buscarei sê-lo com ainda mais propriedade.

Isso para que fique cada vez mais claro, aos que estão chegando e que por mim passarem, que encontram-se diante de uma profissão com pelo menos 300 anos de tradição, que tem corpo docente qualificado, pesquisa, publicação nacional e internacional relevantes, representatividade científica e institucional (refiro-me à SBPJor, ao FNPJ, Fenaj, sindicatos etc.), e que é, portanto, digna de respeito.

Disse a meus alunos, ainda, - e o faço novamente agora -, que mais do que se perguntar se precisam ou não de formação universitária para exercer o jornalismo daqui para a frente, eles devem exigir que seus cursos de jornalismo, à revelia da instituição ou instância, lhes ofereçam cada vez mais qualidade; que seus professores estejam cada vez mais habilitados a exercer a docência em jornalismo, para que, por meio deste conhecimento, eles, os aprendizes, tenham cada vez mais condições de se tornarem jornalistas, distinguindo-se, por seu conhecimento e vontade, dos que não estão habilitados ao exercício da profissão, por não conhecê-la, e reiterando, assim, a diferença que o STF não soube compreender.

Como diz o verso daquela música cujo autor não lembro, “não tá morto quem luta; quem peleia”. Então é preciso lutar ainda mais, brigar ainda mais. É nisso que acredito. É isso que irei fazer. O conhecimento, uma vez mais, será a minha arma.

Um grande abraço a todos.

Read more...

A última do STF


O Supremo Tribunal Federal (STF), órgão máximo do Poder Judiciário nacional, nesta última quarta-feira, derrubou a obrigatoriedade do diploma de Jornalista para o exercício da profissão. Oito dos nove ministros votaram pelo fim da obrigatoriedade do diploma sob a fundamentação da total liberdade de expressão.

Considero isto um absurdo, pois todo o profissional deve ser qualificado e buscar qualificação. O diploma vem nesse sentido. Quem não tem diploma pode atuar como colaborador.

Não vejo sentido nenhum em estudar de 4 a 5 anos numa faculdade, pagar muito para cursar Jornalismo, se formar e ter um diploma para ver que no mercado de trabalho as pessoas que trabalham nos meios de comunicação não tem qualificação, possuem apenas o conhecimento prático e restrito.


Esta notícia me desanima muito, bem como o fato de saber que existem profissionais qualificados e desempregados por falta de vaga nos meios de comunicação que empregam pessoas que não tem diploma para não precisar pagar o piso da categoria.

Read more...

Concurso Universitário CNN

Moçada!


Recebi este e-mail de divulgação e acho oportuno repassar o que segue:
Meu nome é Patricia Perez, estou trabalhando na divulgação do 5º Concurso Universitário de Jornalismo CNN.  Acredito que isso possa ser interessante para você e para os leitores do Aprendiz de Jornalismo.

As inscrições começaram no dia 24 de março e podem ser feitas até dia 29 de junho de 2009. O tema deste ano é “O uso da tecnologia no desenvolvimento social'. 

A novidade de 2009 é que o estudante poderá enviar o vídeo de até 2 minutos pelo YouTube, sendo que ele poderá produzir quantas matérias quiser. O concurso é válido somente para estudantes de jornalismo.O ganhador conhecerá os estúdios da CNN International, além de ter sua matéria exibida pelo canal.

As inscrições podem ser feitas no site:

www.concursocnn.com.br

Acompanhe ainda as novidades no Blog:

http://www.concursocnn.com.br/2009/blog/ 

e fique à vontade para esclarecer quaisquer dúvidas comigo,

por este email ou pelo telefone: (11) 3711-8131

Obrigada pela atenção.

Patricia Perez

patricia@ichimps.com.br

Read more...

Internet regulada pela lei de comunicação social?

Nesta semana, durante a abertura do 25º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, o presidente da Abert, Daniel Slaviero, defendeu a aplicação da lei de comunicação social à internet. Ele afirmou que o fim da Lei de Imprensa representou um avanço para a sociedade brasileira. Mas sugeriu que o Congresso aprove uma lei para o direito de resposta e indenização por danos morais.

Conforme o site Coletiva.Net, Slaviero ressaltou que a rede pode criar uma nova legião de ouvintes e telespectadores para as rádios e TVs do Brasil. "A internet é aberta, mas não desvinculada do mercado e a regra da comunicação social também deve ser aplicada a ela", disse.

RÁDIO DIGITAL - Ainda durante o evento, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, anunciou a publicação da consulta pública, que estará disponível por 180 dias, para que a sociedade se manifeste sobre a digitalização do rádio. Ele ainda pediu que os radiodifusores repensem seus modelos de negócios, mesmo com a digitalização.

Read more...

ZH lança livro com reportagens de destaque

Para comemorar seus 45 anos a Zero Hora lançará no próximo dia 4 de maio o livro "45 Reportagens que Fizeram História". Os textos fazem parte da trajetória do jornal desde os anos 60 até hoje. Antes de cada história haverá a descrição dos bastidores da produção e também da repercussão do fato na época.

Entre os jornalistas que terão suas matérias publicadas no livro estão Glênio Peres, Mendes Ribeiro, Paulo Sant'Ana, Marcelo Rech, David Coimbra e Carlos Wagner. O livro inclui também um CD com a reprodução na íntegra dos respectivos trabalhos. Assinantes podem adquirir o produto por R$ 29,40. Os demais pagam R$ 31,90.

Read more...

Pane no jornal Estadão

Bem que dizem que a tecnologia é ótima, mas quando funciona! Ontem (29), durante quase toda a tarde, a redação do jornal O Estado de S.Paulo ficou "fora do ar" devido a uma pane no programa de gerenciamento da produção de conteúdos. O sistema é indispensável para a produção de matérias e, desta forma, qualquer problema ocasiona atrasos no andamento da edição.

Segundo o Portal de Imprensa, o Estadão alegou que a pane foi apenas temporária. Mas outras fontes (não reveladas) afirmaram que o problema persistiu por várias horas e que o jornal poderia não circular caso o fato não fosse resolvido a tempo. Por volta das 17 horas o sistema teria voltado ao normal. A edição eletrônica do jornal não foi afetada. Que sufoco!

Read more...

Olha o Diz aí! gente!

Moçada, o Diz aí! - jornal-mural do Curso de Jornalismo da Unisc produzido para a Agência Experimental de Jornalismo é uma realidade desde ontem, quando finalmente ficou pronto. O mérito da iniciativa é das colegas Letícia Mendes, Daiane Balardin, Márcia Melz (edição de fotos) e Gelson Pereira (projeto gráfico/diagramação), por meio da disciplina de Estágio Supervisionado. Explico: a realização do Diz aí!, que inclui um blog (em fase de desenvolvimento), foi a tarefa que coube aos colegas durante seu estágio na Agência. Agora que temos um jornal feito pelo/para os alunos, que todos saibam ocupar seu espaço.

Read more...

Blog da Foto - Estadão

Fotos incomuns, registros históricos e cenas inusitadas são alguns dos registros que compõem o Blog da Foto. O local é um espaço exclusivo da equipe de fotografia do jornal Estadão. Lá, os fotógrafos têm total liberdade de postar suas imagens mais chocantes, ou até mesmo, retratos de pequenos detalhes do cotidiano. Com a qualidade que se espera dos profissionais deste segmento, o que se pode ver é uma imensa sensibilidade e faro jornalístico. Entre várias fotos muito bem planejadas destaco três, a seguir:

Lula - O Máscara (Foto de Dida Sampaio/AE)

O blog classifica a foto como "mais um leitinho tirado das duras pedras que os repórteres-fotográficos de Brasília enfrentam todo dia".

Coletiva por um outro ângulo (Foto de Dida Sampaio/AE)

Na tentativa de inovar e, esmagado em meio a quantidade de jornalistas, Dida Sampaio consegue uma nova abordagem. Ele argumenta que foto de coletiva é sempre uma coisa complicada de se fazer. Acho que a ideia foi boa. Concordam?

Sambódromo - (Foto de Tiago Queiroz/AE)


Já o fotógrafo Tiago Queiroz, produziu um ensaio muito bacana no Sambódromo, em São Paulo. No blog ele afirma que "as fotos partiram da vontade de conhecer um lado do carnaval desconhecido para mim até então, que é o trabalho – quase anônimo – de centenas de trabalhadores que tornam possível a alegria dos que ocupam o “outro lado da Avenida”.

Não deixem de conferir o Blog da Foto!

Read more...

Quê/Unisc !!!!!

Olá Galera!!

Visitei alguns blogs e observei que muitos acontecimentos do cotidiano viram noticias. Entre os post que li, um me chamou a atenção, postado pelo Professor Demétrio no Blog do Unicom.

Divulga os nomes dos acadêmicos selecionados para participarem da primeira edição do projeto Quê?/Unisc, neste primeiro semestre. Ele parabeniza os selecionados e lembra a todos que haverá outras edições do projeto nos próximos semestres.

Interessantíssimo!! A idéia de qualificar os alunos do curso de Comunicação Social com experiências práticas deve ser muito bem divulgada e aproveitada. Sei como é difícil para conseguirmos oportunidades de trabalhar na área de comunicação!

Que este projeto seja bem sucedido e continue criando oportunidades aos colegas! Espero que hajam outros projetos com a mesma finalidade, mas que permitissem a participação de todos os alunos que tivessem vontade de participar, sem limitação de vagas.

Segue o link:
http://blogdounicom.blogspot.com/2009/03/nomes-selecionados-ao-que-20091.html

Read more...

A dificuldade na criação e definição de pautas



Hoje pela manhã, navegando pelos blogs da galera, visitei o blog da Revista Exceção, produção dos colegas de Comunicação. E mesmo ausente da aula do Demétrio na noite de ontem, tendo informações sobre o conteúdo explanado pelo professor na ocasião, achei interessante escrever e comentar o post da colega Rozana Ellwanger, no blog da Revista Exceção, quando ela relata a própria dificuldade de muitas vezes formular pautas interessantes e relevantes para matérias bacanas na Revista.

Em primeiro lugar é válido ressaltar que isso também acontece comigo, seguidamente, me sinto insegura na elaboração de pautas, um exemplo bem presente é o desafio lançado pelo professor Demétrio que desde a segunda aula de Jornalismo On-line, nos disse que um dos trabalhos finais do semestre é a definição de pautas para a elaboração de matérias para a "confecção" do nosso site.

Pois é desde então, não paro de pensar em temas interessantes para a elaboração de tal, porque gosto muito de escrever, mas infelizmente as idéias não fluem, contribuem para a construção de uma boa matéria jornalística, porque nem sempre pensamos coisas importantes para formalizar textos relevantes para os leitores, coisas corriqueiras que não iram acrescentar nenhuma importância a vida diária do púbico leitor, e isto realmente me deixa muito desapontada comigo mesma, pois muitas idéias promísquas que não me ajudam em nada. E poxa, isso para uma futura comunicóloga é de fato tenebroso. Espero que com várias leituras, conversas e vivências do dia-a-dia eu chegue descubra a Pauta super, hiper, ultra para a minha matéria final. Pois segundo o intelectual Max Weber: "Definitivamente: que conseqüências têm esse produto,criado pelos diferentes caminhos que haveremos de investigar, que finalmente constitui o jornal? Existe uma literatura imensa a respeito, em parte muito valiosa, mas que também, embora proceda de destacados especialistas, é freqüentemente muito contraditória."

Então, aos colegas que estiverem indecisos e/ou confusos e inseguros como eu, MUITA LUZ! E quem quiser conferir o post da colega Rosana e também conhecer o blog da Exceção, acesse: http://revistaexcecao.blogspot.com/2009/03/maquina-de-pautas.html, fique por dentro do que rola no mundo do curso de comunicação, e contribuamos uns com os outros.


Até a próxima!

Read more...

O singular na notícia (e até no dia a dia)


Estava lendo o post da nossa colega Heloísa Poll (dos dias 16 e 17 de março) no Blog do Unicom e lembrei da aula de ontem. Nesse tópico a Heloísa fez um texto que tem como base o fato de esquecer o farol do carro ligado.

Logo que li o texto lembrei do que o Démetrio falou na aula. Que devemos sempre buscar o singular em uma notícia para, a partir daí, contarmos a história toda. Embora o fato de esquecer o farol do carro ligado ( o que já aconteceu comigo) não seja uma informação válida para uma matéria, ela pode ser um elemento da mesma.

Sinceramente concordo com isso. Temos sim que sempre buscar o diferencial, nem que seja para contarmos algo que já foi dito. Desse jeito evitamos cair no "mesmo" de sempre, e evoluímos como jornalistas.

Beleza então, fica aqui o meu comentário. E vale a pena conferir o texto da Heloísa (que foi dividido em duas postagens).

http://blogdounicom.blogspot.com/2009/03/desligue-o-farol.html


E você que está lendo esse post? Concorda ou não comigo? Deixe a sua opinião como comentário!

Read more...

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP