Powered by Blogger.

Oi Carioca!!

 

O Rio de Janeiro é mais que o Pão de Açúcar, que o Cristo, que Copacabana. É mais que a Garota de Ipanema, que a Mulata, que a Popozuda do baile funk. O Rio nasceu grande e se tornou pequeno. Pequeno porque conhecemos o Zé do boteco na zona norte. Pequeno porque conhecemos o sucolé do Claudinho no Posto 9. Pequeno porque os "não cariocas" acham que corremos na praia encontrando os atores de 'Malhação' e jantamos no Leblon do Manoel Carlos. Mas o Rio se tornou pequeno porque vivemos no asfalto já reduzido pelas favelas e pelo crime organizado. Cárceres privados e bronzeados.E dentro desse espaço vivemos dentro de nossos prédios, nos privando de usar - não mais as jóias - mas até as bijuterias de latão. Vivemos com medo de atender o celular, de pegar õnibus, de arrastão na praia. Nos privamos de um passeio ao ar livre à noite (tem pivete). Não sabemos mais o que é flanar pelas ruas do Centro, observando as modas e os comportamentos (tem pivete). Não estacionamos mais em qualquer lugar (tem pivete).Fomos nos acostumando a abrir mão da nossa cidade. Aos poucos, não nos chocávamos mais com as notícias. "É normal, coisa de cidade grande..." Ficamos anestesiados. Será que foi o sol que tomamos no final de semana? Comendo aquele biscoitinho de polvilho e tomando cerveja?

Nós, cariocas, que não gostamos de dia nublado, fomos abençoados. E talvez não estávamos nos movendo o suficiente para cuidar da nossa cidade. Eu sei, você não tem nada a ver com o tráfico. Nunca fumou ou cheirou. Não compra dvd's piratas e nem usa aparelhos Chin-Ling. Desculpe carioca gente fina... a sua omissão, junto con a minha, a do meu amigo, a dos meus chefes, a dos meus vizinhos...deu nisso. Devíamos ter chiado, reclamado nossos direitos. O Rio foi uma musa lida, que descuidamos. É bonito chegar ao Rio pelo Santos Dumont? "Cristo Redentor...braços abertos sobre a Guanabara..." Também acho. Mas é desapontador ver o que vimos hoje. Estopim do que já vem acontecendo há meses, anos e ...simplesmente fingimos não ver. Colocamos nossos óculos Ray Ban e tapamos o nosso querido sol com a peneira.
Definitivamente o meu Rio de Janeiro não é a cidade que venceu a disputa para as Olimpíadas. Aquele vídeo, que emocionou centenas de pessoas é uma falácia e todos sabemos disso. Aquilo é o que queremos ser. Mas, detalhes à parte... você vê todos os dias, uma mulher correndo na orla empurrando o carrinho de bebê? Bom, no meu bairro isso não existe. E na orla, quem passeia com os bebês são as babás...Sim, essas mesmas, que amanhã vão acordar e não poderão ir trabalhar... ou ficarão com medo. Elas passam por zonas de risco da cidade ou... moram lá. Os ônibus que elas usam estão sendo incendiados...Ok, nem todos. Hoje, 25/11, foram apenas 11. É questão de estar no lugar errado no momento errado? Ok, eu já sei aonde você mora.
 Por falar em Olimpíadas... as UPP's foram uma iniciativa de começar a arrumar a casa para os eventos esportivos? Bom, nossos irmãos rebeldes, cariocas traficantes, começaram a ficar sem trabalho e... resolveram nos dizer da pior forma possível o que sempre soubemos.
 Apesar de todo pessimismo que possa transparecer eu amo esta cidade, mas fui omisso. E agora não é hora de criticar, é hora de fazer algumas coisa. Você tem alguma idéia? Me fale, me escreva. Duas cabeças pensam melhor. Vamos nos mobilizar. E com isso eu não estou convocando ninguém para fazer passeata bonitinha na praia não. Eu não sei o que fazer, por isso estou te escrevendo... Me ajuda a fazer algo, porque assim como você, não sei o quê e nem por onde começar.
 Esse é um e-mail de declaração de amor pelo Rio. Amo você, cidade toda. O subúrbio, a zona dos abastados, a favela da tia que serve meu café todo dia. Se você também ama a cidade, me escreva.
Coloque esse arquivo "Eu amo" o Rio no seu perfil de twitter, facebook, orkut ou tatue... é uma forma besta de dizer? Sim. você precisa disso? Não, Vai levantar a nossa auto estima e vamos ficar mais fortes? Sim. Então minha gente, você que já deve ter esbarrado comigo por aí...vamos juntos?
 O prêmio? A gente acreditar que o Rio pode continuar sendo lindo...
Obrigada!!
Carioca

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP