Powered by Blogger.

Encontro da Economia Criativa com as Redes Sociais


A Economia Criativa, também conhecida como Indústria Criativa , principalmente na Europa, Indústria Cultural, se relaciona com o ramo de atividades econômicas voltadas para a geração e exploração do conhecimento e da informação disponíveis ao nosso redor

      Podemos deduzir através dessa definição que setores da economia tais como as artes, moda, indústria cinematográfica, televisão, assim como muitos outros, oferecem amplas oportunidades para uma vasta exploração e desenvolvimento de ideias e uma ampla troca de conhecimentos que permitem investir  na criatividade.

       Essa definição tende a relacionar a existência de certas indústrias (setores da economia) como sendo fruto específico da criatividade exercida pelos seus trabalhadores durante a execução de suas tarefas.

       Podemos claramente inferir que a propriedade intelectual de um individuo poderá gerar grande retorno financeiro, proporcional ao nível de criatividade contido na ideia apresentada.

     Assim sendo, há certos ramos da economia onde a troca de ideias e de conhecimento aliados ao desenvolvimento da capacidade individual de cada um poderiam se refletir em grande retorno profissional e financeiro

        Com o avanço tecnológico, um individuo não precisa estar em um local especifico para exercer suas funções ou demonstrar sua criatividade. A implementação da Internet como veiculo de comunicação, (visual, verbal, textual e auditiva), permite, quase que instantaneamente, que ideias sejam trocadas, que o conhecimento seja alcançado e que um trabalho seja executado, de maneira eficaz e produtiva

      Mais recentemente, ferramentas foram criadas para permitir uma exposição mais abrangente (global) e pública de ideias e características individuais das pessoas que delas se utilizam, e, consequentemente, um interrelacionamento mais profundo e abrangente. As "Redes Sociais" (Social Networking), como são chamadas, são os meios mais interativos envolvendo o relacionamento humano, hoje existente. Tais ferramentas, como o Twitter, Facebook e Blogs, permitem que o individuo as utilizem para expor sua criatividade e, reciprocamente, explorar seu conhecimento e obter recursos necessários ao desenvolvimento de suas ideias.

      Torna-se evidente que essas redes sociais poderão exercer um papel  significativo no intercâmbio de informações das quais ideias criativas poderão surgir.

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP